quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Formação de Professores – Marcos Lorieri



Depois do Golpe Militar de 64 ocorre uma reformulação nas Leis de Diretrizes e Bases, que tem como objetivo formar os jovens para o mercado de trabalho. Assim tendo um único formato o ensino médio, acabando com a escola normal, e os institutos de educação, que eram centros de excelência de formação de professores.
A formação dos professores de séries iniciais passou a ser dada através do novo formato de ensino médio, pelas chamadas HEM (Habilitação Específica para o Magistério), já unida ao ensino médio, sendo perdida a essência da formação do professor primário.
Na HEM existiam classes específicas para professores, mas os dois primeiros anos eram comuns a todos. E com isso todos os professores poderiam, através de concurso, lecionar a qualquer classe, ou seja, não eram professores específicos a lecionar as classes, nem para formar professores de classes iniciais, trazendo muito prejuízo à educação.
Com a nova LDB (de 1996) veio a determinação que o professor das séries iniciais deve ter formação universitária, sendo na pedagogia ou nas licenciaturas, esta última vindo de cursos de bacharelados e com poucas horas voltadas para uma formação pedagógica.
O fim da escola normal atrapalhou muito, pois com a introdução do HEM, paralelamente, se tinham dois processos de formação de professor das séries iniciais. Mas a partir de 2006 foi impossibilitado que quem se formasse em magistério lecione na rede pública. Mas ainda assim o curso de pedagogia forma precariamente profissionais, porque tem que formar para séries iniciais e para gestão escolar.

Um comentário:

  1. Ótimo texto, mas sentimos falta de mais atualizações!

    Cristina e Milena - Blog Quero Ser Docente

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