segunda-feira, 15 de agosto de 2016

REFORÇO EM MATEMÁTICA.

CONTATO: (82) 98134-9606 
                    (82) 99317-3780
 Ensino fundamental e médio

PROFº DANIEL FERNANDO ALVES


 Somos todos M4T3MÁT1C0$.

domingo, 6 de março de 2016

Infográfico sobre volume e xadrez

Criado por Daniel F. Alves
    Imagem da internet

Site com infográficos matemáticos: Juros simples e compostos

Utilização de infográficos em aulas de matemática

O docente deve sempre está buscando métodos facilitadores da aprendizagem, o professor de matemática necessita desenvolver habilidades a fim de melhorar suas aulas, de forma que venha conquistar a atenção e o interesse dos alunos. 
Utilizar infográficos pode ser uma ótima ferramenta para ampliar e dinamizar a compreensão de muitos conteúdos, em caso especial as formas geométrica, gráficos de funções entre outros assuntos. Trabalhar determinados conteúdos matemáticos exige do aluno uma visão mais cuidadosa para identificar formas geométricas, usar infográficos é uma maneira prática de mostrar algumas dimensões, é utilizando figuras planas e espaciais por exemplos. A junção texto e ilustração facilita a compreensão do aluno, otimiza a aula e possibilita o professor desenvolver a capacidade máximo dos alunos, pois, utiliza campos auditivos, visual, textual e assim os esclarecimentos do assunto será muito mais aceitável.
Cabe ao docente saber quais conteúdos são mais apropriados para serem desenvolvidos com auxilio dos infográficos, quais melhores figuras para tal assunto, e modelos textuais facilitadores, garantindo aulas muito mais produtiva e maior feedback dos discentes.

O que é infográfico?

Um infográfico, ou a arte da infografia, é caracterizada por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto. Infográfico á a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um infográfico é um desenho ou imagem que, com auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto. Os infográfico são muito utilizados em jornais, mapas, manuais técnicos, educativos e científicos, e também em sites.
Alguns livros técnicos utilizam demais a infografia.o manual do seu liquidificador, que provavelmente você nunca abriu, é repleto de infográficos. Basicamente a infografia é empregada onde a informação precisa ser explicada de uma forma mais dinâmica, mais visual, facilitando assim o entendimento do texto. A infografia é um recurso muito antigo. 

Um infografista completo deve possuir algumas qualidades: 1) Saber interpretar um texto. 2) Saber escolher o que deverá ser apresentado no infográfico. 3) Saber efetuar a marcação do que será o desenho. 4) Conhecer: Photoshop, illustrator e indesing - softwares mais usados para infográficos (tem vários site desenvolvedores), 5) Saber diagramar. 6) Ser ágil, rápido na criação e execução da arte. 

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Formação de Professores – Bernadete Gatti



Sendo o professor um profissional que irá interagir com uma heterogeneidade de pessoas, deverá ter um conhecimento, no mínimo, básico sobre antropologia e sociologia e através de reflexões perceber como isso se dá em sala de aula para poder desenvolver conteúdos apropriados a cada turma.
O que fica perceptível através de estudos é que o professor ao ir para a sala de aula sempre assusta-se, pois não se nasce professor, mas isso se dá ao longo da carreira docente, mas para que possa diminuir este impacto consideravelmente é ao longo de sua graduação sempre ir a sala de aula, e ainda, se possível, a salas mais heterogêneas possível.
Para contribuir com uma má formação acadêmica ainda se tem a problemática de professores formadores de professores, que por sua vez não foram para a prática na sala de aula, sabendo muita teoria, mas a prática fica intangível em suas aulas. Logo se deve haver mais diálogo entre as áreas de conteúdo para que se possa aproximar a teoria com a prática, assim levando a mudanças significativas nos sistemas de ensino.
A carreira do professor não é atraente no Brasil. O salário sendo um dos principais pontos para que isso ocorra, deixa muito a desejar. Porém o que deveria ser feito é uma melhor organização do sistema, onde professores fiquem fixos nas escolas, onde possam criar e desenvolver atividades de longo prazo que favoreça aos estudantes. Assim, com resultados satisfatórios em sala de aula e na escola é possível conseguir aumentos salariais satisfatórios.
Para que se tenha um bom desempenho da escola é preciso organizar a obtenção e o uso de insumos, que deve ser dirigida através de políticas educacionais, com parcerias para não sobrecarregar o estado ou o município, e assim se ter efeito durante o tempo de apropriação e para que sejam melhor aproveitados pelos profissionais e alunos.

Formação de Professores – Marcos Lorieri



Depois do Golpe Militar de 64 ocorre uma reformulação nas Leis de Diretrizes e Bases, que tem como objetivo formar os jovens para o mercado de trabalho. Assim tendo um único formato o ensino médio, acabando com a escola normal, e os institutos de educação, que eram centros de excelência de formação de professores.
A formação dos professores de séries iniciais passou a ser dada através do novo formato de ensino médio, pelas chamadas HEM (Habilitação Específica para o Magistério), já unida ao ensino médio, sendo perdida a essência da formação do professor primário.
Na HEM existiam classes específicas para professores, mas os dois primeiros anos eram comuns a todos. E com isso todos os professores poderiam, através de concurso, lecionar a qualquer classe, ou seja, não eram professores específicos a lecionar as classes, nem para formar professores de classes iniciais, trazendo muito prejuízo à educação.
Com a nova LDB (de 1996) veio a determinação que o professor das séries iniciais deve ter formação universitária, sendo na pedagogia ou nas licenciaturas, esta última vindo de cursos de bacharelados e com poucas horas voltadas para uma formação pedagógica.
O fim da escola normal atrapalhou muito, pois com a introdução do HEM, paralelamente, se tinham dois processos de formação de professor das séries iniciais. Mas a partir de 2006 foi impossibilitado que quem se formasse em magistério lecione na rede pública. Mas ainda assim o curso de pedagogia forma precariamente profissionais, porque tem que formar para séries iniciais e para gestão escolar.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016